Notícias

resumo

HSTS (HTTP Strict Transport Security)
Por: ID Digital
Visualizações: 397
26 Mai 2023

HSTS (HTTP Strict Transport Security)

Informamos todos os nossos clientes que o mecanismo de segurança HSTS já se encontra disponível em todas as contas de alojamento web. Se não sabe que tecnologia é esta, deixamos aqui um breve resumo.

O HSTS (HTTP Strict Transport Security) é um mecanismo de segurança crucial nos alojamentos web. Foi projetado para fortalecer a segurança das comunicações entre os browsers dos utilizadores e os servidores que alojam o website. O HSTS desempenha um papel fundamental na prevenção de ataques de interceptação de dados pois garante que as ligações são feitas exclusivamente através de HTTPS (HTTP seguro).

Algumas razões que destacam a importância do HSTS nos alojamentos web:

  1. Reforço da segurança: O HSTS ajuda a garantir que todas as comunicações entre o navegador e o servidor sejam encryptadas por SSL/TLS, evitando ataques de interceptação de dados e sniffing. Impede que os browser acedam a um website através de HTTP (não seguro) forçando a utilização exclusiva do HTTPS.
  2. Redução de vulnerabilidades: Ao ativar o HSTS, é possível reduzir a sua exposição a certos tipos de ataques, como ataques man-in-the-middle (MITM) e ataques de downgrade. O HSTS garante que a comunicação é sempre realizada através de ligações seguras, protegendo os utilizadores contra tentativas de forçar o uso de HTTP.
  3. Melhoria da confiança do utilizador: Ao utilizar o HSTS, os proprietários dos websites demonstram um compromisso com a segurança e a privacidade dos utilizadores, o que em última instância gera confiança entre os visitantes do website, pois sabem que as informações transmitidas estão protegidas e que a integridade dos dados é preservada.
  4. Melhoria do SEO: Os mecanismos de busca, como o Google, valorizam a segurança e a privacidade dos utilizadores. A implementação correta do HSTS pode melhorar a classificação nos resultados de pesquisa, já que os motores de pesquisa favorecem websites que façam uso de ligações seguras e protegidas.
  5. Prevenção de ataques de SSL Stripping: O HSTS ajuda a evitar ataques de SSL Stripping, onde um invasor tenta forçar o uso de HTTP não seguro, mesmo quando o website ofereça suporte para HTTPS. O HSTS instrui o browser a ligar-se por HTTPS, evitando que os utilizadores sejam redirecionados para versões não seguras do website.

O HSTS é uma medida de segurança essencial nos alojamentos web pois garante uma ligação exclusiva através de HTTPS, protegendo a ligação contra ataques de interceptação de dados.

Em todos os nosso painéis de alojamento web, esta função está disponível na área de gestão do domínio web. Caso tenha alguma dificuldade pode sempre solicitar ajuda através da nossa área de suporte.

Ainda sem comentários ...
Deixar um comentário
58899

Character Limit 400