Notícias

resumo

O meu website não apareçe no google!
Por: ID Digital
Em: Noticias
Visualizações: 1882
30 Out 2021

O meu website não apareçe no google!

Muitas pessoas deparam-se com este problema e não sabem o porque disto acontecer. Teoricamente fizeram tudo bem, ou seja, criaram o website e está visível na internet. Se assim é porque é que o meu website não aparece no google? Porque é que não aparece nos resultados de pesquisa? 

Bem, a resposta para este problema pode residir em diversos aspectos, contudo deve ter em conta que hoje em dia a internet contem biliões de websites e que todos eles lutam pelos primeiros resultados do google.  

O google ou qualquer outro motor de pesquisa funcionam como um indice e nos primeiros resultados iremos sempre encontrar os resultados mais revelantes para a pesquisa efetuada, assim como os resultados pagos. 

robots.txt

O ranking de posições, ou seja, para que o nosso website surja nos resultados, devemos ter em conta as boas práticas em termos de SEO, entre outras, contudo existem inúmeros casos em que o website pura e simplesmente não aparece pois o ficheiros robots.txt está a bloquear o crawlers de indexar o website. 

Assim sendo e para despiste numa primeira fase devemos verificar se no nosso ficheiro robots.txt consta o seguinte texto " Disallow: / ". Se existir deve remover a "/" pois apenas assim irá permitir a indexação.

De seguida e por forma a agilizar o processo de indexação, devemos submeter o nosso website ao google através do ficheiros sitemaps.xml. Este processo é realizado através de uma plataforma própria denominada google for webmasters. 

google for webmasters

Tenha presente que no sitemap.xml podem constar não só os links internos e externos do próprio website, assim como o link / descritivo das imagens presentes no website. Se tiverem alguma questão relativa à criação do sitemap.xml podemos sempre ajudar. 

criar sitemap.xml

Concluído este processo deve aguardar algum tempo para surgirem resultados. Pode sempre verificar se já existem links indexados colocando na barra de endereço do seu browser "site:" seguido do nome do seu domínio.

Os resultados orgânicos de qualquer motor de pesquisa proveem de inúmeros fatores, como por exemplo: titulos, descritivos, palavras chave, meta descritivos, qualidade do conteúdo em geral, entre outros, pelo que se não vir os links do seu website nos resultados do google não estranhe e tente melhorar o conteúdo.

qualidade do conteúdo do website

Criar texto sem sentido não resulta, o conteúdo deve ser de qualidade. Com tudo o que descrevemos nos últimos paragrafos, aqui fica um exemplo de um problema comum associados à ausência de resultados. 

Em suma, o que deve fazer?

1-º Verificar ficheiro robots.txt.

2.º Criar e submeter ficheiro sitemap.xml

3.º Verificar e melhorar o conteúdo do website em termos de SEO

O ID Digital dispõe de uma plataforma que permite analisar de forma gratuita o SEO do seu website, pelo que, aqui deixamos o link: auditoria.iddigital.pt. Se acha que este conteúdo o ajudou a resolver algum dos seus problemas deixe o seu gosto, comentário ou até mesmo partilhe a página.

Ainda sem comentários ...
Deixar um comentário
24548

Character Limit 400